• Usuário do Tumblr em destaque: Alex Vieira
      Blogs: alexcomics e alekinhos
      Primeira postagem: junho de 2011 

      Nosso usuário em destaque da vez é o Alex Vieira, um artista plástico, ilustrador, cartunista e comerciante capixaba de 26 anos. Ele cria quadrinhos sobre as coisas que observa, sobre coisas totalmente absurdas ou as duas coisas juntas. Talvez por isso mesmo as criações dele sejam tão interessantes.

      Como surgiu o seu interesse por quadrinhos?
      Curto quadrinhos desde criança. Na adolescência, parei um pouco de ler, porque basicamente só andava de skate, ouvia e tocava música barulhenta. Depois que conheci o trabalho do Robert Crumb, minha vida mudou.

      Você ganha a vida como quadrinista ou criar quadrinhos é um hobby?
      Atualmente, tenho uma loja que vende quadrinhos, materiais de arte, camisetas, discos e outros materiais relacionados. Também sou editor da Revista Prego, que é uma antologia anual de quadrinhos e artes gráficas.

      Conta para gente um pouco sobre o livro que você acaba de lançar.
      Estou lançando o livro “Quadrinhos, arte punk & psicodelia”. É uma compilação dos meus trabalhos e conta um pouco como eu comecei a me interessar pelo que venho fazendo ao longo desses anos. São mais de 300 páginas com muitas colagens, quadrinhos, cartazes, capas de discos, ilustrações, pinturas e fotografias de trabalhos em galerias e na rua.

      Você tem um outro blog aqui no Tumblr dedicado ao Alekinho. Quem é o Alekinho e por que ele aparece em todo lugar?
      Alekinho é um personagem que surgiu nos quadrinhos. Na verdade, ele não tinha nome até pouco tempo atrás, mas de tanto falarem Alekinho, ele foi batizado assim. Criei ele como um alterego dos meus quadrinhos autobiográficos. Há alguns anos atrás, percebi que ele tinha uma relação muito forte com a rua e soltei ele no mundo. Assim, ele costuma aparecer na cidade em diferentes localidades.

      Por que escolheu o Tumblr como plataforma para o seu blog?
      Achei o Tumblr legal por ser uma plataforma sem muito impedimento, ágil e sem censura.

      Quem são seus quadrinistas favoritos?
      São muitos. Aqui no Brasil, curto muito o Fábio Zimbres, Jaca, Rafael Sica, Mutarelli, Flavio Colin, Diego Gerlach, Stêvz, Adão Iturrusgarai. Internacionais são muitos também, desde a cena underground americana e européia dos anos 70 até hoje.

      Quais são os blogs que você mais curte aqui no Tumblr?
      Tem um que curto muito, chamado violence-and-force, mas também acompanho vários artistas pelo Tumblr. Pelo iPhone, o Tumblr faz ainda mais sentido.

      Foto: Rafael Roncato