• Usuário do Tumblr em destaque: Fernando Martins Ferreira
      Blog: Fernando Martins Ferreira
      Primeira publicação: janeiro de 2011

      Já estava na hora de darmos espaço a um fotógrafo em nossa seção de usuários em destaque, afinal de contas, o que não faltam são fotos aqui no Tumblr. Lá fomos nós atrás de um fotofólio online de dar inveja e logo encontramos o blog do Fernando Martins Ferreira, carioca de 32 anos, que tem um arquivo online de mais de 300 fotos, todas, é claro, tiradas por ele.

      Como surgiu o seu interesse pela fotografia?
      Aos doze anos levava comigo uma câmera automática da minha mãe sempre que saía para andar de skate com meu irmão, mas só fui reconhecer na fotografia a minha vocação aos 24 anos. Abandonei a faculdade e passei a me dedicar integralmente à atividade.

      Tem algum brasileiro na sua lista de melhores fotógrafos de todos os tempos?
      Nunca pensei numa lista dos melhores de todos os tempos, mas gosto de muitos brasileiros. Evandro Teixeira, Mauricio Lima, Carolina Krieger, Fabiano Rodrigues e Renato Custódio são alguns deles.

      No seu fotofólio encontramos fotos dos mais variados temas: peixes brasileiros, bastidores de escolas de samba, paisagens, skatistas. Estas imagens são de trabalhos encomendados ou você escolheu temas que te interessam para compor uma amostra online?
      É uma amostra bem ampla do que gosto de fazer. As fotos dos peixes, por exemplo, foram feitas para o Museu de Zoologia da USP. Foi muito divertido fazer esse trabalho. Mas a grande maioria são fotos feitas para mim mesmo, durante minhas andanças.

      Onde mais podemos ver suas fotografias?
      Tenho uma página do Facebook e meu site pessoal. No site tem bastante coisa. A página do Facebook anda um pouco parada.

      Por que escolheu o Tumblr como plataforma para o seu blog?
      Pela simplicidade e agilidade. E a possibilidade de troca com outros usuários também é atraente.

      Quais são os blogs do Tumblr que você mais gosta?
      Sou um fotógrafo que vê poucas fotografias. Em verdade, tento evitá-las. Esse fluxo brutal de imagens, para alguém como eu, cria ruído. E preciso de clareza para fotografar. O Tumblr que mais gosto é o meu, por ser o único que vejo com certa regularidade. E, ainda assim, vejo pouco.

      Fotos: Fernando Martins Ferreira