• Usuárias do Tumblr em destaque: Simone Barreto e Natércia Pontes
      Blog: Dos desenhos da Simone, dos textos da Natércia 
      Primeira publicação: março de 2011

      A Simone, artista de 28 anos, desenha. E a Natércia, escritora de 32 anos, escreve. As duas são cearenses e moram em São Paulo. Embora o número de postagens no blog que criaram em parceria não seja grande e a periodicidade seja, na palavra delas, caótica, o fato de todo o conteúdo publicado ser 100% original é louvável. E a espera por cada postagem é compensada pela certeza de que ali não há espaço para rascunho, já que todos os desenhos e textos se complementam perfeitamente e, juntos, se transformam em uma obra de arte.

      Como vocês se conheceram? E como surgiu a ideia de criarem um blog juntas?
      A gente se conheceu na casa da Cecília, uma amiga em comum, aqui em São Paulo, fazendo mapa astral. Viramos gêmeas na mesma hora, porque descobrimos que, apesar da diferença de idade, temos o mapa astral misteriosamente igual. Já conhecíamos um pouco o trabalho uma da outra, mas nunca tínhamos nos detido às semelhanças. Foi a partir desse encontro que decidimos produzir algo juntas que representasse o encontro do desenho com o texto.

      Este conceito do blog que foca na qualidade das postagens e não na quantidade foi planejado desde o começo ou acabou acontecendo por falta de tempo?
      Acabou acontecendo porque somos bem desorganizadas e preguiçosas. E resolvemos que nesse projeto em dupla poderíamos assumir a nossa velocidade.

      O que vem primeiro: os desenhos da Simone ou os textos da Natércia?
      Normalmente vêm primeiro os desenhos da Simone, que a Natércia elege e escreve. Mas já aconteceu o contrário. Não existe uma regra, uma prioridade, desenho e texto ocupam o mesmo lugar.

      Quais são os planos de vocês para o blog? Vocês já receberam ou têm interesse em receber propostas editoriais para transformá-lo em livro?
      Não recebemos, mas estamos tramando a publicação dele.

      Por que escolheram o Tumblr como plataforma para o blog de vocês?
      Porque é fácil de usar. E também porque está na moda.

      Quais são os blogs do Tumblr que vocês mais gostam?
      Natércia: Lugares estranhos - de um projeto meu com o fotógrafo Márcio Távora.
      Simone: Os marcianos - blog do DsFagundes.

      Foto: Patrícia Araújo