• Usuário do Tumblr em destaque: Ramon CavalcanteBlog: Ramon CavalcantePrimeira publicação: janeiro de 2012
Estudante de Jornalismo e de Artes Visuais, o cearense Ramon mergulhou fundo no mundo da ilustração. Ele trabalha meio período como designer gráfico e reserva o resto do dia para seus projetos pessoais de ilustrações e quadrinhos. Várias de suas criações já foram publicadas em jornais, revistas, sites, materiais institucionais e também em livros como, “A Rabeca Encantada de Violina” e “O Pequeno Hércules e outras histórias”.
Como surgiu o seu interesse por ilustrações?Desde que eu sustento um lápis em pé na mão, eu desenho, mas, por muito tempo, isso não gerou nenhuma projeção artística ou profissional. Era só uma coisa que eu gostava de fazer. Em 2003, eu entrei na faculdade, no curso de Comunicação Social - Jornalismo e, quando comecei a me aprofundar em design editorial, percebi o quanto a ilustração poderia ser útil e passei a pensar em caminhos de publicação.
Como definiria o seu trabalho artístico?É bem complicado tentar definir, acho que eu ainda estou tateando o meu espaço, mas tem algumas coisas que se repetem, aparecem com frequência e as pessoas começam a associar o meu trabalho a isso. Eu falo muito sobre o cotidiano urbano, sobre o pequeno, o banal ou mesmo o ordinário. Eu procuro captar fragmentos sensíveis em pequenas coisas, pequenas delicadezas no meio da correria das nossas vidas, mas tentando (muito) não ser piegas…
Por que escolheu o Tumblr como plataforma para o seu blog?A plataforma do Tumblr é super simples e funcional, o que foi o primeiro passo para que eu tivesse curiosidade, mas logo depois eu descobri que muitos ilustradores, nacionais e internacionais, optam por essa plataforma, o que cria um fluxo de troca de informações e experiências muito interessante na área. Então, primeiro eu procurei pela facilidade, mas descobri um universo de autores se replicando, o que é uma fonte de inspiração constante.
Quais são os blogs do Tumblr que você mais gosta?Eu acompanho muitos e de muitas coisas: ilustrações, quadrinhos, música, gifs animados com piadinhas, tudo. Mas se tiver que destacar alguns seriam dois: um internacional, Comiques, e um de um artista local que eu admiro demais, Fervedouro.
Foto: Ramon Cavalcante

      Usuário do Tumblr em destaque: Ramon Cavalcante
      Blog:
      Ramon Cavalcante
      Primeira publicação:
      janeiro de 2012

      Estudante de Jornalismo e de Artes Visuais, o cearense Ramon mergulhou fundo no mundo da ilustração. Ele trabalha meio período como designer gráfico e reserva o resto do dia para seus projetos pessoais de ilustrações e quadrinhos. Várias de suas criações já foram publicadas em jornais, revistas, sites, materiais institucionais e também em livros como, “A Rabeca Encantada de Violina” e “O Pequeno Hércules e outras histórias”.

      Como surgiu o seu interesse por ilustrações?
      Desde que eu sustento um lápis em pé na mão, eu desenho, mas, por muito tempo, isso não gerou nenhuma projeção artística ou profissional. Era só uma coisa que eu gostava de fazer. Em 2003, eu entrei na faculdade, no curso de Comunicação Social - Jornalismo e, quando comecei a me aprofundar em design editorial, percebi o quanto a ilustração poderia ser útil e passei a pensar em caminhos de publicação.

      Como definiria o seu trabalho artístico?
      É bem complicado tentar definir, acho que eu ainda estou tateando o meu espaço, mas tem algumas coisas que se repetem, aparecem com frequência e as pessoas começam a associar o meu trabalho a isso. Eu falo muito sobre o cotidiano urbano, sobre o pequeno, o banal ou mesmo o ordinário. Eu procuro captar fragmentos sensíveis em pequenas coisas, pequenas delicadezas no meio da correria das nossas vidas, mas tentando (muito) não ser piegas…

      Por que escolheu o Tumblr como plataforma para o seu blog?
      A plataforma do Tumblr é super simples e funcional, o que foi o primeiro passo para que eu tivesse curiosidade, mas logo depois eu descobri que muitos ilustradores, nacionais e internacionais, optam por essa plataforma, o que cria um fluxo de troca de informações e experiências muito interessante na área. Então, primeiro eu procurei pela facilidade, mas descobri um universo de autores se replicando, o que é uma fonte de inspiração constante.

      Quais são os blogs do Tumblr que você mais gosta?
      Eu acompanho muitos e de muitas coisas: ilustrações, quadrinhos, música, gifs animados com piadinhas, tudo. Mas se tiver que destacar alguns seriam dois: um internacional, Comiques, e um de um artista local que eu admiro demais, Fervedouro.

      Foto: Ramon Cavalcante